sexta-feira, 15 de junho de 2007

Criatividade em ação: Roteiros de animações virtuais elaborados por alunos de ensino médio em física

Estava em débito com a tarefa de postar uma matéria que tratasse de educação. Resolvi então homenagear minha irmã, Maria Lúcia Vinha, que, no mês de abril, defendeu brilhantemente sua tese de Doutorado, realizado na Faculdade de Educação da USP durante quatro anos e a pesquisa apresentada trata da criatividade no âmbito escolar, isto é, numa área onde esse assunto não é muito aprofundado. Segue abaixo uma pequena mostra do trabalho:
"Normalmente a criatividade é considerada um atributo de gênios e não se procura encontrá-la nem desenvolvê-la em outros âmbitos. Quando a criatividade é tratada no ambiente escolar normalmente está associada à área de artes e às apresentações festivas. A pesquisa mostrou que a criatividade deve ser desenvolvida no cotidiano das atividades escolares e que até em áreas consideradas de difícil acesso ao conhecimento, como em Ciências, pode-se encontrar atributos da criatividade em trabalhos de alunos. Obviamente que determinadas atividades são mais propícias para se encontrar atributos da criatividade e não seriam em cópias que esses atributos seriam encontrados.
A pesquisa mostrou que existe uma relação entre a presença desses atributos e os trabalhos que atendam as demandas afetivas e cognitivas dos alunos, pois geralmente o que predominam no ambiente escolar são atividades com foco nas demandas dos professores ligadas ao currículo escolar.
Atividades escolares onde os alunos possam atuar como autores, como roteiristas, se mostraram pertinentes para se detectar a presença de atributos de criatividade.
Assim, foram elaborados critérios para nortear a escrita criativa de alunos, considerando que para desenvolver a criatividade é preciso saber dizer aos alunos, como ela pode ser enxergada nos seus trabalhos".
*Caso tenham interesse em conhecer a íntegra, favor solicitar.

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