segunda-feira, 11 de junho de 2007

"Criando oportunidades ..."

No texto "Criando oportunidades de aprendizagem continuada ao longo da vida", José Armando Valente afirma, assim como Lula, que, nunca na história desse país o conhecimento e a aprendizagem foram tão valorizados como atualmente. Para ele, a matéria prima, o trabalho e o capital terão um papel secundário.
Com essa nova posição, a escola atual não conseguirá dar ao aluno todo o conhecimento na velocidade que ele necessita, por isso, o autor defende que a aprendizagem deverá ser tornar uma atividade continuada. A escola será apenas mais um ambiente onde se poderá adquirir conhecimento porque as pessoas têm capacidade de aprender em qualquer momento.
Para o autor, antes de a criança entrar na escola, ela tem uma postura ativa na busca de informação, sendo o que ele chama de caçador-ativo. Já na escola, elas deixam de aprender com o meio que as cercam e passam a receber uma educação formal, passando a ser receptores passivos, fazendo com que o aprendizado deixe de ser divertido. Nesta fase, o aluno espera que o professor infiltre os conhecimentos na cabeça dele, nem que seja por osmose.
Na alternativa apresentada no texto podemos alternar as duas modalidades de aprendizagem, fazendo com que seja continuada ao longo da vida.
Pena que as escolas não estão preparadas para isso.

Nenhum comentário: